Berlim – Alemanha

No início de maio fomos à Berlim, na Alemanha. Ficamos três dias na cidade e aproveitamos para conhecer vários lugares. Uma ou duas semanas antes da viagem eu procurei em alguns blogs (jornada Kamoi e mude.nu foram os mais úteis pra mim) sugestões de roteiros para três dias na cidade. Como são vários lugares e muitos detalhes, o texto segue separado por dia.

Dia 1:

Zoológico e aquário.

Em um primeiro momento imaginei que a visita ao zoológico e ao aquário seria razoavelmente rápida, mas não foi bem assim. Pra começo de conversa, chegamos ao zoológico perto das 11h da manhã, ainda assim, achei que lá pelas 17h estaríamos saindo, mas ficamos até quase 18:30h.

A visita ao zoológico (http://www.zoo-berlin.de/en) e aquário (http://www.aquarium-berlin.de/en) foi tão longa devido ao tamanho do zoológico. O zoológico tem uma área de 34 hectares (340.000 metros quadrados) e o aquário (localizado em um prédio de três andares). O zoológico de Berlim é o mais antigo da Alemanha e um dos mais populares do mundo. Apesar disso, na maioria dos blogs que procurei não havia nada sobre o lugar. Um dos poucos blogs que fala do zoo é o blog Agenda Berlim (http://www.agendaberlim.com/2011/12/30/zoologico-de-berlim/).

Igreja quebrada.

Essa Igreja é uma das únicas construções que não foi restaurada depois da 2ª guerra mundial. A intenção é lembrar a destruição deixada pela guerra. Foi construída uma nova Igreja, anexa à primeira.

Dia 2:

Portão de Brandemburgo.

Parque Tiergarten.

Memorial do Muro de Berlim (http://www.berliner-mauer-gedenkstaette.de/en/)

Aqui é possível conhecer a história relativa à construção do Muro de Berlim: depoimentos, fotos, vídeos, áudios, partes do muro. Sempre imaginei que o muro de Berlim fosse um único muro, mas foi possível entender que, na verdade, ele era uma barreira formada por vários tipos de instrumentos que impediam a passagem de pessoas, tanto a pé quanto de carro.

Dia 3:

Ilha dos Museus.

Bom, eu sabia que ficaríamos bastante tempo nos museus, mas demoramos muuuito mais do que imaginei! Ficamos o dia inteiro na ilha e visitamos três museus: Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional), Neues (Novo Museu), Pérgamo.

Catedral de Berlim.

A Catedral de Berlim está localizada na Ilha dos Museus. Não foi possível entrar na Catedral, pois já passava das 17h da tarde.

Não foi possível visitar alguns lugares em Berlim: os outros museus (na ilha dos museus e na cidade), Reichstag, Postdamer Platz, Castelo Charlottenburg e outros.

Até a próxima.

2 comentários sobre “Berlim – Alemanha

Deixe um comentário