Salzburgo (Fim de ano – parte 3)

Neve!!! 😀

Chegamos em Salzburgo no dia 2 de janeiro no início da tarde. Deixamos as malas no hotel, fomos almoçar e conhecer a cidade. Almoçamos em um restaurante italiano, sopa, massa e lasanha 😊

Falando em italianos,  descobrimos que essa região (Praga, Viena e Salzburgo) é muito visitada por eles. Você ouve italiano o tempo todo e, em Salzburgo, tem muitos restaurantes italianos.

Fomos até a região central onde fica a catedral. Vimos o forte da cidade, mas tinham umas nuvens neste dia e as fotos não ficaram tão boas. Passeamos pelos mercado de rua. Tinham muitas barraquinhas de natal/ano novo ainda. Estava frio, vimos um monte de gelo ao lado da Catedral, a previsão pro dia seguinte era de neve.

Quando acordamos vimos pela janela do quarto que havia nevado à noite. Estava tudo branco lá fora, ruas,  carros, árvores… Descemos pro café mas antes de ir pro restaurante fomos pra rua curtir a neve e tirar fotos.

Nesse dia fomos ao forte da cidade. A vista do forte, que fica numa montanha, estava linda! Pra quem nunca tinha visto neve, qualquer paisagem estava linda rsrs. Tiramos muuuitas fotos. É engraçado, a paisagem tem somente uma cor: branca, ainda assim a paisagem fica linda,  tínhamos vontade de tirar foto de tudo…

A visita ao forte foi longa, ficamos lá até o meio da tarde. Durante a visita é contada a história do forte, sua construção, ampliação e um pouco da história da região.

20160103_140908

Exposição de fantoches dentro do forte.

Saímos de lá e fomos ao Palácio Mirabell, que foi uma das residências da família real. Eu tinha visto fotos mas, como sempre, no verão com os jardins floridos. Sabíamos que nesse dia a vista seria bem diferente e foi…os jardins pareciam pista de patinação, tão legal! Como está escurecendo cedo por aqui, já não tinha mais a luz do dia pra ver os detalhes do lugar.

20160103_164725

Os jardins do Palácio Mirabell. Pena que só conseguimos ver neve 🙂

No último dia em Salzburgo fomos pra Halstatt, uma vila próxima de Salzburgo. Uma viagem longa, ônibus, trem e barco.

Gostei de Salzburgo, principalmente pela neve! É uma cidade pequena em que você faz tudo a pé sem problemas. Também gostei de Halstatt, está entre as 10 cidades mais bonitas…porém, acho Gandria – Lugano, mais charmosa, bonita. Em breve faço um post só sobre Gandria.

Bom, até a próxima parada: Munique.

Viena (Fim de ano – parte 2)

Continuando a série de viagens de fim de ano, chegamos em Viena umas duas da tarde. Como naquela época na Europa estava anoitecendo mais cedo, resolvemos ir logo para a região central pra conhecer um pouquinho da cidade. Fomos direto pra Catedral St. Stephen. Por fora é muito parecida com a catedral de Milão, mas o telhado todo pintado dá um charme a mais. Nunca tinha visto uma igreja com o telhado pintado assim, gostei! Por dentro, o estilo também é gótico, é bonito, mas não é o meu preferido. Saindo da igreja caminhamos por algumas ruas no entorno. Já não haviam mais os mercadinhos de natal que vimos em Praga, agora eles já estavam preparando as barracas para festa de ano novo. Nessa caminhada chegamos ao Hofburg (atualmente é um museu, depois conto mais sobre ele). Na frente do Hofburg havia algumas barraquinhas de natal. As decorações eram parecidas com as de Praga, mas em Praga tinha mais variedade e, quem sabe por isso, achamos mais bonitas. Um fato curioso foi a quantidade de porquinhos nessas barraquinhas. Meu marido perguntou pra um dos vendedores o porquê de tantos porquinhos, nós não conseguíamos entender, tinha passado o natal e estava próximo do ano novo…que relação essas coisas tem com porcos? Aí o vendedor explicou que dar um pouco (de enfeite, claro!) dá boa sorte para o ano que se inicia, que naquela região é comum que as pessoas deem de presente um porquinho para seus amigos e familiares. Costume meio estranho! Ficamos pensando…se você ganha um porquinho, não mais que isso, por ano imagina a quantidade de porquinhos que você acumula durante toda a vida!!! Será que pode “reciclar” os porquinhos? Dar de presente pra alguém um porquinho que você ganhou em anos anteriores? rsrsrs

No segundo dia em Viena passeamos pela cidade. Estava frio (visitamos várias lojas nesse dia, não pra comprar, mas pra esquentar um pouco já que todas tem aquecimento rsrsrs) mas tinha sol e por isso conseguimos tirar boas fotos. Começamos o dia na Catedral. Caminhamos até o Hofburg, e queríamos ter entrado na Igreja de São Miguel mas não a encontramos. Acabamos entrando na igreja de São Pedro, linda! As igrejas nessa região são muito bonitas. Acho que só a Catedral St. Stephen não é barroca. Depois de visitar Ouro Preto e algumas igrejas na Europa percebi que o estilo barroco é o que gosto mais, acho lindo! As fotos não conseguem mostrar a beleza delas…são aquele tipo de igreja de deixar qualquer um de boca aberta, são maravilhosas, indescritíveis, cada vez que você olha tem mais um detalhe que você não tinha visto!

Como não podia faltar no passeio, fomos ao mercado local de Viena. Almoçamos por lá duas vezes. Esse mercado é um pouco diferente dos outros, não é um lugar fechado. Na verdade são várias barraquinhas em uma rua. E são muitas barraquinhas! Tem de tudo, frutos do mar, artesanato, lembrancinhas, cafés, restaurantes, temperos,…

À noite fomos pra região do Rathaus. Estava muuuito frio! O jeito foi tomar um punch pra ver se esquentava um pouco… Ficamos lá um pouco, mas como estava frio e queríamos ir nos museus no outro dia, ficamos pouco tempo por lá.

No dia 31 fomos visitar dois museus, na verdade são Palácios que foram transformados em museus. O primeiro foi o Schönbrunn Palace. É comparado à Versailles por aqui, mas achei Versailles mais legal 😀 Até porque fomos em Versailles numa época ótima. Mas aqui, nessa época do ano, os jardins não estavam floridos e as árvores estavam secas 😯 Fiquei curiosa pra saber se em Versailles também estaria assim…

20151231_101823

Palácio Schönbrunn

Fomos também no Hofburg e no museus do mobiliario. Esses três museus se complementam,  contam história da família real sob certo enfoque. Gostei muito do Hofburg. Era praticamente só sobre as louças reais. Cada conjunto de jantar mais lindo que o outro!!! Alguns pratos de sobremesa tinham pintura de quadros, lindos, perfeitos!!! Se pudesse teria trazido tudo pra casa 😂😂😂😂

Nossa virada do ano foi totalmente diferente dos outros anos. Estávamos só nós dois, sem família ou amigos.  Ouvimos  música clássica em um Palco ao lado da Catedral St. Stephen e dançamos valsa pra comemorar o ano novo! Foi muito legal! Além disso, ao invés do calor, estava muito frio. Eu estava com várias camadas de roupa rsrs e meus pés estavam congelando! Um pouco antes da meia noite tivemos que entrar em um café pra poder esquentar um pouco 😂

Acabamos não tirando fotos durante a virada do ano… mas gravamos um pedaço de uma das apresentações que assistimos ao lado da Catedral St. Stephen (clique aqui para assistir!)

No último dia vimos neve (ou chuva congelada, não faço ideia de qual a diferença!). Foi legal! Mas deixou o dia ainda mais frio, um vento gelado que parecia cortar a pele do rosto. Por fim, nesse último dia, encontramos a Igreja de São Miguel. Valeu a pena procurar por ela, realmente linda. Pena que já estava noite (as 5h da tarde!) e o interior já estava escuro (por isso as fotos não ficaram boas 😦 ).

20160101_113750

Neve! (ou chuva congelada, não sabia a diferença ainda rsrsrs)

Resumo de Viena: gostei da cidade! Se manteve a arquitetura antiga, mas também há os prédios mais novos, bonitos. É uma cidade mais luxuosa quando comparada com Praga. É grande mas com um ar de cidade  pequena. Paris, por exemplo, é muito mais agitada, mais carros, trânsito…Voltaria sem problemas e tomaria mais um café no Cafe Museum, um lugar com ótimo atendimento mesmo cheio e com preço muito semelhante a outros cafés na cidade.

20151231_132853

Torta Sacher no Café Museum. A torta não é tudo isso (é um bolo de chocolate comum),já o doce que meu esposo pediu (aquele ali atrás com toda aquela calda e que eu não lembro o nome) estava ótimo! O Café Museum é um ótimo lugar. É grande, bastante conhecido, famoso… e ainda assim consegue ter bons produtos e um atendimento perfeito!